Home » » Supernatural Family Ecologia! Efeito estufa

Supernatural Family Ecologia! Efeito estufa

Bom, hoje é terça feira e é dia do nosso quadro sobre ecologia! E hoje, falarei sobre um fenômeno muito comum nas cidades e causa o aquecimento global, o efeito estufa.


O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudessemos estar aqui discutindo-a.




O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.


Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta.



Sem o efeito estufa, não haveria vida na terra e nos oceanos, pelo menos com a riqueza, a diversidade e complexidade que conhecemos hoje. O problema é que, nas últimas décadas, os especialistas ambientais perceberam que a temperatura média do planeta estava aumentando, ou seja, está acontecendo uma intensificação do efeito de estufa. 

Popularmente, portanto, quando se fala nos efeitos nefastos do efeito estufa na verdade está se a fazer referência aos problemas trazidos pela intensificação desse efeito, não por ele em si, que existe há milhões de anos e é fundamental para a existência de vida no planeta.

Nas últimas décadas, os cientistas passaram a estudar as causas desse excesso de aquecimento, alertando a comunidade internacional. Esse movimento deu origem à Convenção das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas, aprovada e iniciada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992, a Eco-92, ou Rio-92.

A temperatura média do planeta já subiu 6º C no século 20 e as projecções indicam que subirá entre 1,4º C e 5,8º C até o ano 2100, se nada for feito para deter o processo, segundo informação oficial do Portal da Convenção. "Mesmo uma pequena elevação da temperatura faz-se acompanhar por mudanças climáticas nas camadas de nuvens, nas chuvas, padrões dos ventos e duração das estações do ano", destaca o referido Portal 

Os gases do efeito estufa formam como que uma "redoma de vidro" sobre o planeta, deixando entrar a luz e aprisionando o calor. Originalmente, esses gases somavam apenas 1% do total da atmosfera. O principal deles é o dióxido de carbono (CO²), que tinha participação de 60% nessa soma. Ocorre que os principais energéticos utilizados pelo homem nos últimos séculos – madeira, carvão, petróleo e gás natural – liberam carbono (C) na atmosfera e contribuem para formar mais dióxido de carbono (também conhecido como gás carbónico), que intensifica o efeito estufa.
 


Dicas para evitar as mudanças climáticas, e consequêntimente, o efeito estufa!


Caminhe quando as distâncias forem curtas.
Vá de bicicleta, sempre que for possível e seguro.
Exija a construção de ciclovias e estacionamentos para bicicletas.
Combine carona com os amigos e colegas de trabalho ou escola (revezamento).
Racionalize as viagens.
Opte pelo transporte coletivo. Exija um transporte público de qualidade.
Deixe o carro na garagem alguns dias por semana.
Se possível trabalhe em casa um dia da semana.
Prefira veículos movidos a álcool, biodiesel ou modelos bicombustíveis (híbridos / flex).
Escolha um modelo de veículo que gaste menos combustível por km rodado (mais eficiente).
Calibre os pneus do seu carro ao menos uma vez por mês
.
Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir as emissões de poluentes.
Abasteça o veículo em postos de sua confiança (evitar gasolina adulterada).
Encoraje os seus familiares a usar menos o carro.
No trabalho utilize videoconferências para evitar viagens.








Recicle sempre. Separe o material reciclável do seu lixo. Isto faz muita diferença.
Evite produtos muito embalados.
Prefira papel reciclado.
Utilize o mínimo necessário de papel (ex. guardanapos). Evite imprimir sem necessidade.
Em banheiros públicos, dispense o uso de papel para secar as mãos, sempre que tiver outras alternativas.
Não queime lixo doméstico.
Plante árvores nativas e cuide delas. Elas são aspiradores naturais de gás carbônico.Participe de ações contra a destruição de nossas florestas.
Denuncie queimadas ilegais.Não compre móveis feitos de madeira de desmatamento. Exija certificado de origem.
Consuma menos carne. A criação de gado exala metano (gás do efeito estufa). 

Imagens: Google
Share this article :

1 comentários:

  1. digo mais uma vez adoro o blog dando dicas ecologicamente corretas, acho q se cada um fizer um pouquinho,teremos uma diferença e tanto!

    ResponderExcluir

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Supernatural Family | Here's Your Family. - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger